quinta-feira, maio 26, 2005

Spoon

Naturais de Austin no Texas, os Spoon são uma banda muito particular que praticam um indie rock tão cheio de personalidade que afasta qualquer oportunidade de chamá-los de imitadores.
Apesar de serem um dos mais importantes nomes no panorama indie norte-americano eles, felizmente, conseguiram manter-se longe do circuito mainstream. Em cada lançamento parecem afastar-se mais daquele rock "straight" que as pessoas estão habituadas a ouvir, e isso agrada-me pessoalmente.
Este é o seu quinto trabalho, lançado após um intervalo de quase 3 anos, desde "Kill The Moonlight" de 2002. As diferenças principais entre "Gimme Fiction" e os albuns anteriores é que este seja talvez um pouco mais lento que os outros. Mesmo assim existe algo de selvagem nos Spoon que os distancia de todas essas bandas que povoam todos esses movimentos de correntes alternativas. A guitarra aqui está longe de ser a protagonista, nota-se logo na primeira faixa "The Beast and Dragon, Adored", que é uma faixa quase toda levada por piano e bateria. Aliás piano e cordas são muito ouvidos em todo o álbum, a guitarra apenas está ali para que nos apercebemos que estamos a ouvir um album de rock. Destaques também para a melodia de " I Summon You" e o tenso crescendo de "They Never Got You ".
"Gimme Fiction" é um album bastante eclético e consistente, mas isso já seria de esperar de uma banda que já andou em tournée com Pavement ou Guided By Voices.