domingo, janeiro 16, 2005

Bloc Party

O ano de 2004 foi sem duvida nenhuma um dos melhores para a musica britanica. Primeiro foi o sucesso dos Franz Ferdinand que foi do conhecimento geral. Depois foram uma série de outras bandas também elas com exelentes albuns de estreia que fizeram história: The Futureheads, Kasabian, Razorlight, The Zutons, Dogs Die In Hot Cars...Isto para não falar em albuns novos de Libertines, the Streets, Snow Patrol, Morrissey.
O ano de 2005 vai começar da melhor maneira. Já no começo do ano iremos ter o proximo capítulo desta saga britanica. Bloc Party são talvez a estreia mais esperada, e até sou capaz de arriscar que vai ser um dos melhores primeiros albuns dos ultimos anos. Enquanto os Franz Ferdinand caíram de repente do nada, os Bloc Party tiveram um 2004 muito activo com um EP , "Bloc Party EP", e diversos singles com os quais conseguiram conquistar até os Estados Unidos, coisa que muito poucas bandas conseguiram. "She´s Hearing Voices", " Banquet", "Little Thoughts/Tulips", "Helicopter" renderam já quatro singles para um album que ainda nem sequer saíu. O natural destaque vai para "Banquet" que se tornou já na musica mais marcante deles.
As origens desta banda remontam, tal como as outras que falei atrás, aos saudosos anos 80 e fins de anos 70, mais propriamente a Joy Division, Gang Of Four, The Cure mas também a Sonic Youth ou Blur já dos anos 90. No entanto nota-se um pouco mais de cuidado no arranjo das letras, talvez reflexo dos tempos que passamos.
Com todas estas coisas a acontecer, não deve tardar muito para começarem a dar um nome a tudo isto que está a surgir de Inglaterra, há quem lhe chame já de Art-Punk, mas uma coisa é certa, estão a dar optima resposta a tudo o que tem aparecido dos Estados Unidos.
"Silent Alarm" é o nome do album que irá estar diponivel a partir de 14 de Fevreiro, e promete ser um dos melhores do ano. Não percam.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Chico kero enderecar-te os meus parabens pelo teu conhecimento de musica alternativa. Agora quando necessito de saber e conhecer novas bandas falo contigo ou vou ao teu blog......um abraço
Armando Gonçalves

17 de janeiro de 2005 às 00:24  
Anonymous Anónimo said...

Fala de joy dision e especificamente do Ian Curtis.
Tipo uma homenagem.. por sinal merecida.

fpz **

17 de janeiro de 2005 às 22:17  
Anonymous Anónimo said...

Bloc Party :> kd comecei a ouvir pensei pa mim.. epah isto é franz ferdinand instrumentalmente misturado com 1 voz identica á do damon albarn.. mas kd ouvi pela 2ª vez percebi k era algo mais! eu fui conkistado por este som :> mt mt mt bom! se continuarem a sim inda vao ser relembrados no futuro :P ah e viva muse :> eheh abraços , Pedro Tavares (PT)

20 de janeiro de 2005 às 00:35  

Enviar um comentário

<< Home