quinta-feira, maio 05, 2005

The Decemberists

"Picaresque" é o terceiro album da carreira desta banda de Portland. É sem dúvida o melhor e mais ambicioso disco da sua carreira, cheio de teatralidade, referencias históricas e um pézinho na Inglaterra como todos os discos deles, mas este disco vai mais além. As histórias são mais complexas e profundas, as canções mais grandiosas e emocionantes, a perfomance mais intensa e involvente... Conseguem a dificil façanha de soar absolutamente estranhos em alguns momentos e deliciosamente pop em outros.
O som da banda é absolutamente inqualificável, já lhes chamaram folk-fuzz-lo-fi-pop-barroco-sessentista com ecos de bandas como Neutral Milk Hotel ou até mesmo Belle and Sebastian.
No dicionário "picaresco" são os romances barrocos que descrevem realisticamente a vida de ladrões e vagabundos, contudo aqui existe ausência de uma personagem central mas em substituição o autor conta as histórias na primeira pessoa como se fosse o portagonista ou apenas um observador.
Toda a gente familiar com os The Decemberists conhece Colin Meloy, outrora ele fora membro de um grupo alternativo de musica country, agora ocupa várias funções nesta banda, além de vocalista ainda escreve as musicas, é guitarrista e também faz uma perninha no acordeão e no piano. Mas aqui neste album nota-se definitivamente que este não é apenas um album de autor, que existe a colaboração de todos os membros da banda e um adicionamento de muitos mais instrumentos musicais.
"Picaresque" é um album a ter e em atenção que nos leva a perguntar, até onde eles irão agora...