quarta-feira, janeiro 26, 2005

Bright Eyes


Conor Oberst é um miúdo que aos 14 anos já tinha a sua propria banda (Commander Venus) onde escrevia e interpretava as suas musicas. Aos 18, sob o pseudónimo de Bright Eyes, lançou o primeiro de 3 albuns muito aclamados pela critica. Pelo meio fica ainda a colaboração em mais outro projecto também muito bem recebido, chamado Desaparecidos.
Agora aos 24 anos é já considerado um dos meninos-prodigios da musica moderna americana. Chegou então a altura de dar o grande salto com o lançamento de 2 albuns ao mesmo tempo, completamente diferentes . "Digital Ash in a Digital Urn" e "I'm Wide Awake, It's Morning". O primeiro é um album mais experimental, o típico album de grupo. Algumas canções soam ao trabalho mais antigo do cantor, para o qual ele contou com a colaboração de dois musicos de peso, Nick Zinner dos Yeah Yeah Yeahs e Jimmy Tamborello dos Postal Service.
"I´m Wide Awake, It´s Morning" é sem duvida o melhor dos dois. Se há quem faça traços de comparação com o grande Bob Dylan, esses traços estão bem presentes aqui neste album, talvez por ser um album folk e acustico e também pelas excelentes letras, escritas com grande mestria. Como cantora convidada Conor conta aqui com a colaboração de Emmylou Harris, uma velha glória do folk e do country que ele consegue usar como complemento perfeito para a sua voz em 3 temas do album.
Conor Oberst é por tudo isto um nome a fixar no futuro. Um grande escritor de canções e, sobretudo, um autor.